"A escola é sua segunda casa, respeite-a!
Estamos de braços abertos para recebê-los!"

Sejam Bem Vindos !

Sejam Bem Vindos !
" A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. " Nelson Mandela

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Os Pais na Escola.


Como está   a sua participação na vida escolar do seu filho? Uma nova pesquisa americana mostrou que quanto maior o envolvimento dos pais nas experiências escolares das crianças, mais facilidade de fazer amigos elas terão!

Os cientistas acompanharam 1.300 crianças desde o nascimento até o sexto ano do ensino fundamental. Com a observação, eles perceberam que, quanto mais os pais conversavam sobre a escola, visitavam o local, se envolviam com as lições e os trabalhos e incentivavam o progresso educacional da criança/adolescente em casa, melhores eram as habilidades sociais dos seus filhos. Entre outras coisas, os alunos demonstraram mais autocontrole e comportamento cooperativo. E mais: eram menos agressivos e indisciplinados e tinham menos chance de desenvolver depressão ou ansiedade em excesso.

 A  pesquisa reforça a importância de uma parceria entre a família e a escola. “Os pais têm que ter interesse em acompanhar o crescimento da criança/adolescente e a escola deve dar abertura e facilitar que esse contato aconteça, pois é aí que o aprendizado se completa”.

Os pais precisam entender, no entanto, que acompanhar a vida escolar não significa apenas cobrar. É muito mais do que isso. É estimular, ensinar, conversar, prestigiar, acompanhar e discutir. A cobrança é a última ferramenta nessa parceria. E todo mundo só tem a ganhar.

Quando a criança se sente ouvida, apoiada, prestigiada, tem mais estímulo para aprender e aproveitar todas as oportunidades que a escola promove. “É no colégio que ela faz amigos, conquista seu espaço no mundo, forma a personalidade e aprende as lições dos livros e da vida”, afirma Silvia.

Sugestões para tornamos a vida escolar  de nossas crianças e adolescentes cada vez melhor:

1.Visite a escola sempre que puder e pergunte como seus filhos e filhas estão nos estudos, conversando com os professores.
2.Leia bilhetes e avisos que a escola mandar e respondam quando necessário.
3.Compareça às reuniões de pais e mestres. Dê sua opinião e se os filhos estão com dificuldades, peça  aos professores de como ajudá-los em casa.
4.Converse com seu filho (a) sobre a escola, os professores, funcionários, os colegas, o que ele está aprendendo, do que mais gostam e menos gostam.
5.Ajude-o a cuidar do material escolar e do uniforme. Incentive-o a estudar sempre, a ler explicando o quanto isso é importante para o futuro
6.As crianças e os adolescentes devem fazer as tarefas de casa (dever de casa, trabalhos de pesquisa, etc.). Oriente-os se souber. Se eles tiverem dificuldades, converse sobre o assunto. Caso seja necessário, converse com o professor, peça esclarecimentos e ajuda. O objetivo da escola é fazer o aluno aprender. O seu deve ser o mesmo.
7.Determine a hora para brincar, jogar, ver televisão, bater papo com os amigos e estudar.
8. Incentive a leitura e a escrita, a ir à biblioteca para fazer pesquisas. Não permita que eles façam pesquisas copiando e colando assuntos de sites da internet. Faça-os ler e se possível escrever os trabalhos antes de digitar.
9. Leiam juntos. Pode ser revista, jornal, gibis. Comente a leitura. Caso não seja alfabetizado, peça ao seu filho ou filha que leia para você. Isso ajudará a todos.
            O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é uma nota que mostra se os alunos estão aprendendo o que tem que aprender na idade certa.
10.Toda escola tem uma nota do IDEB, que vai de 0 a 10. Conheça a nota do IDEB da escola do seu filho (a), assim você saberá se ela está bem e como pode melhorar.
11.Converse com a diretoria, os coordenadores, os professores e o conselho escolar sobre o resultado alcançado pela escola de seus filhos. Vejam com eles como vocês podem ajudar a melhorar os índices do IDEB.